quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Deixar a Vida nos levar ou levar a Vida?


Nesse Ano Novo poderia alguém desejar a morte? O que você pensaria se alguém revelasse esse desejo? Talvez iríamos imaginar que o sujeito estivesse com depressão ou coisa do tipo.

Porém, certa vez, um cristão olhou para o futuro, assim como costumamos fazer na virada de ano, e revelou desejar a morte. Absolutamente não sofria de depressão, antes olhava o amanhã com a Luz da Vida Eterna e ansiava estar junto de Deus no Céu.

Estou falando de Paulo de Tarso, o apóstolo, que escreveu: “Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro (Fp 1.21)”. Paulo não via nesse mundo um tédio sem fim. Bem pelo contrario, havia muito a ser feito! Ele revela de maneira ainda mais clara afirmando se sentir encurralado – dizia ele que não sabia o que escolher, pois na morte estaria com Deus (v.23), e no viver poderia servir a Deus, amando e ajudando outras pessoas.

Nessa onda de desejos que sempre invade o coração humano na virada de ano, as palavras do apóstolo servem de orientação. Ele escreveu: “O meu grande desejo e a minha esperança são de nunca falhar no meu dever, para que sempre, e agora ainda mais, eu tenha muita coragem. E assim, tudo o que eu disser e fizer, tanto na vida como na morte, eu poderei levar outros a reconhecerem a grandeza de Cristo” (Fp 1.20).

O fato é que muitas pessoas apenas aprendem a viver quando se deparam com a morte.  Repete-se que a única certeza da vida é a morte; porém dificilmente se leva a sério essa frase. Somente encarando essa certeza é que podemos nos dar conta de como supervalorizamos coisas passageiras, vaidades e muitas outras coisas sem nenhuma consistência.  O sábio rei Salomão já dizia: “é tudo como correr atrás do vento! (Ec 1.14­)” O resultado dessa correria é que ao final dos dias, meses, anos, repete-se com chatice um monte de “devia isso... devia aquilo...”  

No ano que passou tsunamis, terremotos, atentados, enxurradas e muitos outros eventos nos ensinaram que nessa vida tudo passa! Inclusive nós!

O que fazer diante dessa realidade? Podemos encarar a filosofia do “deixar a vida nos levar”, porém mais sábio e responsável é viver contente em toda e qualquer situação, não deixando a vida nos levar com suas tendências mesquinhas e banais, mas ir “levando a vida”, com responsabilidade e fé, com olhos fixos em Jesus! Nele nosso ano será iluminado e nosso coração será preenchido com a agradável sensação de viver uma vida que vale a pena, e morrer na certeza de sermos levados para Vida eterna. Seja o que for, com Cristo, estamos sempre no Lucro.
 Ismar L. Pinz
Comunidade Luterana Cristo Redentor, Pelotas, RS

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal 2011 - IELB

Programa de Natal - Santíssima Trindade





Na noite do dia 24 de Dezembro de 2011, foi a vez da Comunidade Evangélica Luterana Santíssima Trindade de Ji-Paraná realizar o seu programa de Natal. Foi um momento muito especial onde pudemos lembrar o nascimento de Jesus através de encenação, poesias e cantos. Feliz Natal a todos.

Programa de Natal na Linha 8





Na noite do dia 23 de Dezembro de 2011, realizamos o Programa de Natal na Comunidade da Linha 8. Ali também tivemos a participação de muitos visitantes. Feliz Natal a todos.

Programa de Natal na Linha 24 - Teixerópolis



No dia 22 de Dezembro de 2011, realizamos o programa de Natal na Linha 24, foi um momento especial onde tivemos a oportunidade de mais uma vez lembrar o Nascimento de Jesus Cristo que é a Luz do mundo. Neste programa tivemos a presença de muitos visitantes.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Trabalhos do Departamento de Servas de Ji-Paraná

 Trabalhos com bolachas enfeitadas
 As famosas bolachas de Natal

 Modelos de Bolachas
Que o bondoso Deus continue a abençoar nossas Servas neste trabalho tão especial ao qual estas vem se dedicando. Também agradecemos aos leigos que muitas vezes marcam presença nos trabalhos das Servas.

Culto de Agradecimento na Linha 24

No dia 12 de Novembro de 2011, na casa da Família Jorge na Linha 24 - Município de Teixerópolis, foi realizado um culto de ação de graças pela recuperação da saúde da pequena Taemy, e também se agradeceu a Deus por mais um ano de vida que ela completou. Foi um momento muito especial onde tivemos a presença de cerca de 200 pessoas. Que Deus continue a abençoar esta família.

Formandos de Teologia ano 2011

Na Sexta-Feira do dia 02 de Dezembro de 2011, o Seminário Concórdia de São Leopoldo formou mais uma turma no Curso de Bacharel em Teologia que estarão atuando como Pastores na Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Segue abaixo os nomes dos novos pastores e os locais para os quais foram designados:
- Alexandre Vieira - aguardando definição da continuação de seus estudos
- Celso Grams - Solidez, Canguçu, RS
- Eduardo Viza - Rolante, RS
- Elton Américo - Coxim, MS
- Émerson Mello - Joinville, SC
- Everaldo Teixeira - Arabutã, SC
- Filipe Timm - Curitiba, Santa Felicidade, PR
- Geomar Martins - Bela Vista, MS
- Jonas Pause - Dourados, MS
- Jonas Schultz - Marechal Floriano, ES
- Miquéias Eller - Ariquemes, RO
- Olmar Nornberg - Brasil Novo, PA
- Ondiekson Lenke - Realengo, RJ
- Reginaldo Kumm - Aripuanã, MT
- René Gehm - Sapucaia do Sul, RS
Deus Deus abençoe a todos estes colegas em seu Ministério Pastoral.
E desde já damos as boas vintas ao Colega Miquéias Eller que fará parte do nosso Distrito Alto Rio Madeira - Paróquia de Ariquemes.

Dez anos de Formatura

Parabéns aos formandos de 2001 pelos 10 anos de Ministério. Que o Senhor Jesus Cristo continue abençoando-nos nesta missão tão especial de anunciar a boa nova da Salvação a todos os povos do mundo.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Lei da Palmada

Um projeto de Lei ganhou o apelido de “Lei da Palmada”, que proíbe toda e qualquer agressão contra crianças – mesmo que seja uma palmada dada pelo pai ou pela mãe.
Compreendo e elogio o objetivo maior da Lei, que é frear a ação irracional de uma série de adultos desequilibrados que perdem a cabeça e ganham força no braço, de forma que a palmadinha vira surra! Porém entendo que a generalização que a Lei faz é condenável. Colocar toda e qualquer palmada como crime confunde as coisas. Dizer que um pai e uma mãe que dão uma palmadinha para chamar atenção da criança são criminosos é exagero. Supor que muitos não sabem diferenciar palmada de espancamento é desacreditar de tudo.
No meu entender, o que realmente merecia um corretivo, quem realmente deveria receber uma forte palmada não são as crianças, mas uma senhora já crescida chamada “Impunidade”!
Lamento o quanto nós nos detemos em criar novas leis, ao invés de punir as transgressões. Já há leis que punem espancamentos e agressões a menores. Por isso o problema não é a falta de leis, mas a falta de punição.
A impunidade reina! O irônico é que a Lei da Palmada de uma ou de outra forma acaba levando um pouco mais de impunidade para dentro de casa. Por outro lado a Bíblia diz: “É bom corrigir e disciplinar a criança. Quando todas as suas vontades são feitas, ela acaba fazendo a sua mãe passar vergonha” (Pv 29.15). E ainda: “Quem não castiga o filho não o ama. Quem ama o filho castiga-o enquanto é tempo.” (Pv 13.24)
Sei que para punir, não é preciso agredir. Aprovo a força do diálogo e conheço a fraqueza da violência. Por isso não condeno o objetivo da Lei, porém destaco que a solução está na educação das pessoas, a fim de que saibam se controlar, medir, julgar, dialogar. A solução não está no texto da Lei. Pena que em nosso país se gasta tanto com legisladores e tão pouco com os educadores.
O Mestre Jesus estaria sempre pronto a desestimular toda e qualquer forma de violência, especialmente contra crianças. Para combater toda maldade apregoou uma única Lei, a Lei do Amor. Educar e cuidar com amor. Honrar e respeitar com Amor. Por Amor ele sofreu sobre si, palmadas, bofetadas, chicotadas e inclusive a crucificação.
Uma palmada com Amor é mais nobre que a omissão daquele que nem se importa com a verdadeira educação. Mas, o diálogo firme e amoroso é ainda mais valioso.

Ismar L. Pinz