segunda-feira, 7 de março de 2011

08 de Março - Dia Internacional da Mulher


Em nome da Paróquia Evangélica Luterana "Santíssima Trindade" de Ji-Paraná, RO, desejamos a todas as mulheres um feliz e abençoado dia da Mulher. Segue abaixo uma poesia feita por "Moacir Schöpfer" que elogia as bravas Servas que usando os dons que Deus lhes deu, tem trabalho pelo Reino de Deus.

Poesia
Das coisas que mais me alegro nesta Igreja Luterana, 
é  ver a garra e a gana quando o povo canta um hino,
com emoção de  menino, eu paro sério e contemplo 
o grande departamento das senhoras ou feminino.

São esteios desta Igreja, estas mulheres de fibra 
e a minha alma delira, sem ter mesmo um  tradutor, 
pois o trabalho que fazem, só tem uma explicação 
trabalham  com devoção  porque fazem pro Senhor.

Pois não folgam nem um dia, sem lavar prato e panelas
Não tem homens como elas que trabalham sem parar
Elas não podem cansar porque o serviço amontoa.
O homem logo atordoa, dá um jeito e escapa do lar.

E se alguém adoece, quem é a grande enfermeira?
Pois eu digo de cadeira lembrando a mãe e a mulher
por mais cansadas  que estavam, frio, calor ou madrugadas,   
quase dormindo sentadas, dando remédio em colher.

Isto são meros detalhes que’u conto em poucas palavras 
Ficam poucas vezes brava, só mesmo quando se zangam 
porém não choram pitangas, em um instante estão calmas 
ensinando os mais pequenos, a cantar batendo palmas.

Quando os filhos são pequenos, que exigem maior cuidado,   
a mãe não sai do costado, até dormirem tranqüilos.
Quando crescem e se casam, quase nunca olham pra trás
e outros pra terem paz,   jogam mamãe no asilo.

Eu participo bem pouco, dos eventos femininos 
e quando vou perco o tino,com tanta organização. 
E confesso meus irmãos que lá não meto a colher 
prá  mim, festa organizada, é congresso de mulher.

Graças a Deus, mãe e esposa, participam com afinco. 
Deixam a igreja que é um brinco  prá uma simples reunião
e me alegra o coração quando fazem brincadeiras 
envolvem a família inteira nesta participação.

Me perdoem as senhoras pela omissão constante,
que em tão poucas palavras resumir algo importante
deste trabalho que fazem usando suas horas vagas, 
Mas uma coisa eu garanto, de Deus obterão a paga.

Deus conceda a todas vós, membras ativas da liga, 
que sejam grandes amigas neste trabalho importante,
Derrame em rica medida, um grande cesto de bênçãos,
Alegrias, paz, talentos a vocês e às visitantes.

Que sempre sejam incansáveis no trabalho do Senhor. 
Mesmo quando o  tentador persiga tua família, 
querendo tirar da trilha, um dos teus entes queridos, 
ore ao Deus da clemência, confie nesta potência, 
envolva com insistência, teus filhos e teu marido.

Porém ao me despedir, entre aleluias mil, 
sem demagogias vil, vou desfraldar a bandeira, 
proclamando pelo Brasil com toda garra e a gana 
bendito departamento, que tu tenhas sempre paz,   
sem esmorecer jamais, ó  Senhoras Luteranas.

Com tudo que somos e temos,a ti nos sagramos senhor 
chamaste a seara e viemos, servir-te com zelo e fervor, 
a bênção vem dar, na igreja e no lar,  
nesta obra de fé e de amor.

Com  as mãos trabalhamos, com os pés te seguimos 
com a voz te louvamos,  com os lábios servimos, 
e dos bens te trazemos para as almas salvar   
e com tudo queremos    teu amor proclamar.
Poesia de Moacir Schröpfer