sexta-feira, 8 de abril de 2011

A Tragédia no Realengo

O que dizer deste trágico e lamentável acontecimento? Muitas coisas podem ser ditas, inclusive sobre o que leva alguém a fazer o que este alucinado atirador fez. Difícil é definir o que convém ser dito. Porém, há algo que pode ser dito na certeza de ser verdade.
Nosso Senhor Jesus disse que chegará o dia em que voltará para Juízo. Acontecerá então o grande e glorioso dia da ressurreição, no qual os que aceitaram a sua Palavra ou a salvação que vem de Cristo serão recebidos no céu e, infelizmente, condenados os que recusaram aquilo que veio fazer e oferecer a humanidade. Então, Jesus descreveu que se dariam acontecimentos servindo de sinais de alerta para os cristãos, indicando que o dia estaria próximo e que de fato advirá; e seriam sinais de testemunho para todo o mundo de que sua Palavra é verdadeira e que se cumpre uma a uma. Por isso todos devem ouvi-la e nela crer.
Em Mateus 24.10, por exemplo, diz que “muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros”. Muita coisa pode ser pensada aqui, ligando ao acontecimento do Realengo. E muito mais pode ser pensado se considerarmos Mateus 24.12: “por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos”. (O que leva alguém a fazer o que fez? E o que uma vítima é levada a fazer?)
Realmente, não é uma boa questionar a Deus (talvez até culpando-o) pela tragédia. É preciso questionar os homens!
2 Timóteo 3.1-4:  “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus…”
Claro que não podemos ousar afirmar que esta tragédia está cumprindo exatamente esta ou aquela palavra ou profecia. Seria muita petulância de nossa parte. Mas, no mínimo precisamos pensar e considerar os fatos, dando o devido crédito à Palavra de Deus. É importante percebermos que a obras dos homens estão gerando morte e caos, e não as obras de Deus. Para nos dar a oportunidade de um futuro diferente deste, Deus (Cristo) sacrificou-se na cruz, carregando lá os nossos pecados, a fim de, um dia, podermos ser ressuscitados sem os mesmos e termos uma nova vida. É isto que Jesus quer que tenhamos.
E enquanto aqui no mundo temos o gostinho da nova vida quando agimos com sobriedade e amor em relação aos que sofrem tragédias. O amor de Cristo é para todos, especialmente àqueles “cansados e sobrecarregados”, a quem ele quer aliviar. Acolhendo com amor e integrando a Cristo pela fé, assim ajudamos. Assim somos instrumentos úteis para Deus e para a sociedade.

Rev. Cézar C. Kaiser
Erechim, abril de 2011.